quarta-feira, 27 de maio de 2015

extraído dos materias do Yuri

EHLÍRIA – Corsários do Mar Branco

MECANISMO OBSCURO


Mecanismo Obscuro: 20d

LEGADOS: Clichê, qualquer coisa que seja importante sobre o personagem. Custo na criação: 2d por Legado
MARCAS: tags, distinções, elementos que complementam os legados, experiência. Custo: 1d por Marca.
MECANISMO OBSCURO: pilha de d6 utilizado para a criação de personagem e controle do destino do mesmo. Inicial 20d

Cavaleiro do Leste Renegado (+2d)
Lâmina precisa, olho da mente, intrépido (+3d)


Descrição curta para usar o legado, +1 descrição curta por marca.

Esquema de Ação: O esquema de ação deve ser descrito dessa maneira. Não precisa introduzir a ação. Basta colocar direto.

[Legado] Descrição  +2
[Marca 1] Descrição +1
[Marca 2] Descrição +1 […]

APOSTA: Efeito/ Risco [Mestre do Mecanismo dá dados de acordo com o julgamento sobre a relação Efeito – Risco. 1 a 3 dados podem ser dados]

[Investimento do Mecanismo Obscuro] até 7 dados podem ser investidos, se perder todos os dados investidos são perdidos.

[Ajuda dos colegas] até 3 dados por colega podem ser investidos, se perder todos os dados investidos são perdidos.

*Quando se perde dados o jogador que investiu deve dizer o que deu errado e como seu personagem se deu mal...


Sucesso:
1.Adiciona um dado à pilha de dados.
2.Discurso de vitória.


kile


Criação de personagem

Fazer um pequeno texto de 150 a 200 palavras. Como o jogo vai ser todo escrito, serão adotadas algumas táticas para compensar boas idéias escritas como veremos a seguir.

Esse texto deve conter um esboço do personagem e um pouco de sua origem. É como se no meio de um romance de fantasia obscura um personagem saísse das sobras e fosse colocado na trama. As características mais importantes, que dão o tom do personagem devem estar aí. Talvez um pouco de sua origem, traços, roupas, sotaques ou maneirismos de tal ou qual região, linhagem ou cultura. No mínimo 150 no máximo 200 palavras. Lembrem-se: desse pequeno texto será retirado o caldo para ser feita a ficha.

Cada personagem tem 20d para distribuir entre Legados, Marcas e Mecanismo Obscuro





Legados são como clichês, com a ampliação de que pode ser qualquer coisa, palavra, conceito, lugar que seja importante na estória do personagem. Um Legado pode ser “Cordilheiras Púrpura” (no texto tinha, que o personagem passou 15 anos exilado nesse local, por exemplo). Um Legado pode ser também um objeto pessoal, um animal, uma maldição, um inimigo, qualquer coisa. O mesmo não precisa ter a conotação de “classe” como em RISUS. Pode ser qualquer elemento da biografia do personagem. O Legado deve ser o mais sintético possível recomenda-se no máximo 4 palavras.

Cada Legado custa 2d

Marcas: as marcas são etiquetas, distinções, elementos que complementam os legados, experiência, eventos colaterais, circunstâncias e qualquer coisa que esteja contido no Legado. Cada marca é exclusiva para cada Legado correspondente.

Cada Marca custa 1d

Mecanismo Obscuro

Os dados que sobrarem serão colocados no atributo chamado Mecanismo Obscuro. É uma mistura de hit points, destino, licença poética e poder de barganha com o MdA (Mestre do Abismo – muito prazer)

Exemplo de ficha de personagem:

Zolk

Bastardo de um nobre syvariano com camponesa de Ziona, Zolk trabalhou duro nas minas de Belistrus em sua infância. Após a invasão de K'ubl – O Devorador de Cabeças e sua Orda Descarnada nas minas de Ziona, o jovem passou anos foragido nas Cordilheiras Púrpura, vivendo da terra e da caça de animais corrompidos pela geada espectral. Aprendeu a arte da caça de animais espectrais com Meneln, conhecido batedor de Nizan, o Puro. Após o levante de Celeste, viajou para Ahbar juntando-se ao bando de Nizan. Apesar de ter sobrevivido, o mesmo carrega uma doença espectral rara que poderá chamar em demasiado a atenção de algum Patriarca de Syvar, ou mesmo das forças ocultas que têm influência do Rei Espectro. Franzino, marcado, suas feições syvarianas mascaram seu vigor de mineiro zioniano. Tem o ideal de encontrar seu pai e com isso reclamar o seu direito de ser educado no Mosteiro do Leste para ser um dos líderes dos exércitos de Ehlíria.

Syvariano Bastardo [intuição mística, golpe mental, idealista]

Cordilheiras Púrpura [sobrevivência, resistência, escalada, sombra]

Animais Espectrais [balestra, setas ritualísticas, armadilhas ritualísticas]

Mecanismo Obscuro:  0000

Total:
3 Legados = 6d
10 Marcas = 10d
Mecanismo Obscuro = 4d


Jogando Mecanismo Obscuro Wave

A qualquer momento pode-se pedir uma rolagem de ação. Isso vale tanto para os Heróis quanto para o MdA. A narração das ações deve ocorrer normalmente escrevendo-se o que vai fazer. Deve-se acrescentar sempre o efeito  que sua ação quer causar entre (       ). Ex.

Dana: eu vou atacar o golem de cera, ossos e cartilagem com minha cimitarra (extrair seiva do seu olho para fazer um feitiço).

Dudu: eu vou usar minha manha do porto para impressionar os marujos (fazer com que eles me paguem uma bebida e me mostrem onde conseguir flor-de-vidro)

Yuri: eu vou usar meu artefato “caleidoscópio estelar” para dar um sonambulismo de pesadelos no Barão Zulhub (fazer ele libertar Nilne mantida como sua escrava palaciana)

Em todos os casos, não foi pedida nenhuma rolagem por nenhum dos lados e o sucesso foi automático, ocorrendo exatamente o que  foi descrito como efeito. O MdA pode adicionar um compliador. “Aconteceu o que você queria, mas...no caso de Dana a adaga de sua personagem fica inutilizada; no caso de Dudu seu personagem pode ter ficado bêbado demais; no caso de Yuri o sonambulismo pode ter atingido a todos no palácio, inclusive Nilne” No caso do MdA extrapolar o efeito desejado (nunca cancelar o efeito) causando problemas colaterais. O jogador ganha +1 dado na pilha do Mecanismo Obscuro



O MECANISMO OBSCURO E O SISTEMA DE ROLAGEM

O Mecanismo Obscuro é a ordem das coisas que atribui o heroísmo. O Mecanismo Obscuro escolhe quem são os heróis. Quando os escolhidos são abandonados pelos ditames do Mecanismo os mesmos caem na desgraça, e são levados pela caótica maré do acaso – geralmente tragados por forças opalinas. O Mecanismo Obscuro rege o equilíbrio da energia negra contida em todos os Abismos, em todas as dimensões.

Ao final de cada sessão de jogo o personagem deve pagar um ponto de Mecanismo Obscuro.

Em todas essas ações vocês podem pedir uma rolagem. Ou não. Toda rolagem prevê um risco. Toda rolagem será uma aposta. Aí vai o número de dados que se pode rolar em cada ação.

  • Ganha-se +2d6 se a ação estiver relacionada a um Legado.
  • Ganha-se +1d6 por cada Marca do Legado em questão associada.
  • Até +7d6 gasto da pilha do Mecanismo Obscuro.
  • Até +3d6 se ação for sinistra (relação efeito/risco, descrito abaixo)
  • Até +3d6 se alguém quiser ajudar com seus dados de Mecanismo Obscuro

Pelo menos um dado tem que dar o número que o jogador disser (de 1 a 6 é claro)

Todas as ações-exemplo anteriores terão rolagens (seja por que vocês declaram ou eu declarei)

A ação deve ser descrita da seguinte maneira:

Dana: eu vou atacar o golem de cera, ossos e cartilagem com minha cimitarra (extrair seiva do seu olho para fazer um feitiço).

Gabriel: Acho que devemos rolar isso pois as engrenagens do Mecanismo Obscuro rangem, a magia que move o golem não é desse mundo, é como se alguém em algum reino opalino estivesse olhando através dos olhos de cera e cartilagem vermelha...

Quando a ação é para ser rolada, Dana deve colocar uma barra ao lado do efeito, dizendo o que ela está apostando. Ou seja, se ela falhar o que vai dar de errado. Ou seja:

Dana: eu vou atacar o golem de cera, ossos e cartilagem com minha cimitarra (extrair seiva do seu olho para fazer um feitiço/ estragar a seiva e só ter mais uma chance)

Juntamente com isso Dana coloca logo o Legado e as marcas pertinentes que vai utilizar e os dados de Mecanismo Obscuro investidos.

Dana: eu vou atacar o golem de cera, ossos e cartilagem com minha cimitarra (extrair seiva do seu olho para fazer um feitiço/ estragar a seiva e só ter mais uma chance)

Druida do Vale Vítreo [kopesh Iebniano, olhos de águia] – temos aqui Legado = +2d, duas marcas = +2d
000 – Mecanismo Obscuro +4d
Subtotal: 8d

Ação Sinistra
Agora vamos ver se o Mecanismo Obscuro sorriu para o personagem de Dana. O MdA observa a relação entre o efeito/risco. Como Dana não está desafiando as leis do heroísmo e jogando seu personagem de encontro aos limites do Mecanismo Obscuro (uma ação pouco ousada) o bônus é de +1(ela ainda tem o outro olho do golem para acertar).
Total de dados: 9d (Sim! Dana escolheu o número 3, isso significa que nos dados que ela rolar tem que sair um 3 para ela conseguir o efeito e desprezar o risco).

Opa!: Dudu ofereceu +1d de sua pilha do Mecanismo Obscuro para ajudar na rolagem...

Total= 10d

Rolando:

Sucesso: Dana rola pelo menos um 3 nos seus 9d6. Agora ela pode escolher.
Ou ganhar um discurso de vitória: além de conquistar o seu efeito ela pode narrar qualquer coisa que envolva a cena e esteja colateralmente relacionado ao seu efeito desejado. Desde o ferimento mortal no golem, até a fuga dos homens fungo que acompanham o mesmo. Ou a razoável quantidade que ela conseguiu pegar para o efeito. A descrição não deve ser maior que uma twittada ok?
Ou ganhar um dado na pilha de Mecanismo Obscuro. E MdA narra o que aconteceu (respeitando o efeito desejado) e fazendo o trabalho comum do mestre de narrar o que acontece. Aqui o MdA não tem o poder de atribuir nenhum efeito colateral negativo (e consequentemente compensar com dado de M.O). Você azeitou as engrenagens do destino, elas giraram em seu favor! Não tem cagada colateral ora!

Falha: Dana não rola nenhum 3 :(
Perdem-se todos os dados investidos do Mecanismo Obscuro (4 de Dana e 1 de Dudu). Acontece exatamente como no risco declarado. A situação escala e torna-se mais perigosa O MdA pode fazer barganha com os pontos perdidos: “eu devolvo o ponto de Dudu se o mesmo tiver sido ferido no braço pela cera quente do golem, dessa maneira ele não poderá usar sua marca “esgrimista ambidestro” até o final dessa sessão ok?” ou “Dana eu devolvo 2 pontos da sua personagem se o golem sair correndo com o seu kopesh enfiado no olho e fugir pulando no fosso de bile (uma passagem temporária aberta para o Reino da Carne) topa?”

Resultados drásticos: Se todos os pontos de Mecanismo Obscuro forem perdidos o MdA decide o destino parcial do personagem oferta de 1 a 3 níves em dados de Mecanismo Obscuro para o personagem continuar caminhando na trilha do herói.

  • 1 dado aceito recebido representa impacto mínimo: o personagem se recupera do evento. Talvez muito ferido, talvez com sua alma empenhada para alguma Deusa Escamosa do Rei Fera.
  • 2 dados aceitos representa impacto moderado: o personagem está marcado pelos Reis Opalinos, pode sofrer ataques repentinos, causar distorções dimensionais, pesadelos nos que dormem ao seu lado, pode ter sido mutilado, ou ganho alguma característica grotesca.
  • 3-5 dados aceitos representa um impacto surpresa.
Morrendo: se você desejar um fim heroico para o seu personagem essa é a hora. Você ganha automaticamente uma declaração.


Regra de Ouro: a qualquer momento o Mestre do Abismo pode tentar subornar os jogadores com pontos de Mecanismo Obscuro. Por qualquer coisa.* É pegar ou largar... Por outro lado, vocês podem me subornar com os pontos de vocês para que alguma coisa especial aconteça (mesmo que seja forçada). Vamos subverter e criar o conceito de jogador camisinha – que pode enrabar a estória do mestre (contando que pague por isso). É claro que eu posso aceitar ou não. O veto vale dos dois lados: é lá e lô ;)
*Ou seja, se ocorrer alguma atitude “camisinha” por minha parte, vocês poderão aceitar ou não, e serem muito bem recompensados por isso com dados fodásticos de Mecanismo Obscuro [ a substância que diferencia os heróis dos ratos]

Evolução de personagem:

A cada sessão pode-se incluir 15 palavras à biografia do personagem, ou acumular para incluir 30 palavras ao final do próximo jogo. Acúmulo máximo de 30 palavras para não desandar a biografia ok?

  • Pode-se comprar Legados e Marcas o final de cada jogo da mesma maneira que foi feita na construção dos personagens. Lembrando que essas características devem estar relacionadas à biografia do herói.
  • Pode-se mudar a ficha do personagem (completamente ou  parcialmente escolhendo outros Legados e outras Marcas) entre cada sessão custo de 1 dado de Mecanismo Obscuro.  É interessante que o jogador coloque elementos na estória que justifique essa mudança. Ou ao sem custo algum ao final de cada