domingo, 4 de novembro de 2007

RISUS – There is no wrong way to play

RISUS: THE ANYTHING RPG é um jogo originalmente concebido para ser um Sistema Universal de Comédia “lite” para quando o cérebro está muito cansado para detalhamentos de regras, como jogos em convenções ou sessões da madrugada com cerveja e salgadinhos. Criado pelo consagrado escritor de RPG S.John Ross, mais conhecido pelos seus trabalhos na Steve Jackson Games, RISUS (em todas as suas seis páginas) consegue ser ágil e impressionante em diversos aspectos: criação de personagem mais interativa e rápida que eu conheço, resolução de conflitos ágil e dramática. É completamente maleável e enxuto. Resumindo: todo o sistema de regras é subordinado ao direito de diversão e interatividade dos participantes e não ao contrário.

Ironicamente fãs do RISUS perceberam o potencial do sistema e foram extrapolado o lema “there is no wrong way to play”, indo muito além da comédia. RISUS foi também adotado como sistema genérico voltado para jogos diversos (o que pode ser facilmente feito apenas mudando o “tom” dos jogos, “se você insiste”, brinca S.John). Na página oficial encontram-se adaptações de Call of Chtulhu, D&D, linha White Wolf, RIFTS... todas elas com uma média de 15 páginas!

Para jogar RISUS é preciso se despojar do paradigma de “pontos de vida”, do sistema de combate herdado dos wargames de turnos alternados: “iniciativa, eu ataco, ele ataca, eu ataco, ele ataca...” e extrapolar muitas outras “regras padrão nos RPGs” como a divisão em atributos, perícias, habilidades, poderes, resistência etc. Tudo está resumido de maneira descritiva através dos “clichês” dos personagens. Isso pode parecer um pouco complicado para quem está muito acostumado a esse esquema, por outro lado, um novo mundo se abre quando a ficha cai.

Olhem o link nas engrenagens do Mecanismo Obscuro e baixem tudo que puderem!

Nenhum comentário: